Wolfy Space

When a moon calls…

Parceria UBI – TI prossegue

UBI continua a criar para a Texas Instruments
A parceria da UBI com Texas Instruments (TI) iniciada em 2007, irá prosseguir a convite de Robert Owen, responsável pelo University Programme da TI, com a elaboração de um conjunto de conteúdos didácticos destinados a apoiar a formação na área dos microprocessadores, na sequência da visita daquele responsável à Universidade da Beira Interior.

Os docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica envolvidos nesta parceria, Pedro Dinis Gaspar, António Espírito Santo e Bruno Ribeiro veêm agora o trabalho decorrente do projecto de um ano com esta multinacional da indústria do silício ser por ela distribuído mundialmente. Da equipa de trabalho fazia ainda parte o falecido Eng. Humberto Santos, que não presenciou a finalização do trabalho.
O projecto de parceria entre as duas instituições teve como objectivo o desenvolvimento de conteúdos destinados a auxiliar formadores e professores do ensino médio e superior no domínio dos microcontroladores e sistemas embebidos.

Os materiais didáctico/pedagógicos incluem as componentes teórica e laboratorial. O conteúdo é composto por manuais e apresentações, questionários de avaliação e programas (em linguagem C e Assembly) de aplicação ilustrativos, desenvolvidos de forma académica e tecnicamente detalhada. É composto por módulos dedicados a aspectos específicos do microcontrolador MSP430, e inclui descrições detalhadas de como usar a grande variedade de periféricos que este dispositivo possui.
Um guia de projecto passo-a-passo fazendo uso das diferentes ferramentas de desenvolvimento de software, com instruções sobre a utilização das ferramentas de hardware disponíveis para a realização dos exercícios de laboratório, é também incluída.
A relevância da literatura é reconhecida internacionalmente, tendo os materiais desenvolvidos sido alvo de revisão a nível mundial por duas dezenas de professores de instituições universitárias, particularmente dos Estados Unidos da América, Alemanha, Inglaterra, Brasil, México, Índia, Turquia e Israel.
Além disso, os conteúdos didácticos podem ser utilizados pelos interessados ou estudantes como guias de auto-aprendizagem.
O trabalho é distribuído pela TI em suporte digital, a nível mundial, livre de custos, projectando deste modo o nome da Universidade da Beira Interior.

A literatura “MSP430 MCU Teaching ROM: MSP430 Microcontrollers Essentials” pode ser solicitada electronicamente no endereço electrónico: http://www.ti.com/europe/docs/univ/index.htm ou http://focus.ti.com/general/docs/university/univ.tsp?templateId=5807 &navigationId=10568&path=templatedata/cm/univgen/data/univ_course_rom.

fonte:

Anúncios

Deixar uma resposta...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: