Wolfy Space

When a moon calls…

Os βeta da UBI

UBI participa no Festival Internacional de Robótica

A Universidade da Beira Interior vai participar na próxima semana no Festival Internacional de Robótica, que este ano terá lugar em Castelo Branco.
O robô apresentado pela equipa de alunos de mestrado em Engenharia Electrotécnica “Os Beta”, desenvolvido nos Laboratórios de Automação e Robótica do Departamento de Engenharia, terá de desempenhar algumas funções, como seguir uma linha que faz um determinado trajecto, entre outras.

O Festival Nacional de Robótica, que teve a sua 1ª edição em 2001, tem como objectivo a promoção da Ciência e da Tecnologia junto dos jovens dos ensinos básico, secundário e superior, bem como do público em geral, através de competições de robôs. O Festival, que decorre todos os anos numa cidade distinta, inclui ainda um Encontro Científico onde investigadores nacionais e estrangeiros da área da Robótica se reúnem para apresentar os mais recentes resultados da sua actividade. Este evento tem tido desde o seu início um enorme crescimento, quer em número de equipas e participantes, quer em termos de público. O Festival Nacional de Robótica é, actualmente, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Robótica.

A 9ª edição do Festival Nacional de Robótica terá lugar em Castelo Branco, de 6 a 10 de Maio de 2009, e será organizada pelo Instituto Politécnico de Castelo Branco, através da Escola Superior de Tecnologia. Inclui várias ligas de competição, nomeadamente, a prova de Condução Autónoma (prova realizada desde a fundação deste evento), e as provas que seguem as regras oficiais do RoboCup: liga de futebol de robôs médios (Portugal tem a equipa campeã do mundo em 2008), ligas de futebol júnior (Portugal tem uma equipa que chegou aos quartos de final no campeonato do mundo de 2008), busca e salvamento júnior e dança (Portugal com equipas finalistas no campeonato do mundo de 2008). Integrado neste Festival, decorrerá também a 2ª edição do Concurso RoboCode.

Ao organizar este evento em Portugal, pretende-se não apenas motivar os alunos das escolas que participam na competição para uma área tecnologicamente avançada e altamente multidisciplinar, mas também dar um contributo positivo para o desenvolvimento da investigação em Robótica e Automação e uma maior divulgação da Ciência e Tecnologia no país.

Retirado de:

Anúncios

Deixar uma resposta...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: