Wolfy Space

When a moon calls…

Notepad++ no Ubuntu

Como apresentei num artigo que pode ser visto aqui este programa tem enormes potenciais para programar em Windows. Mas e que tal usar este programa também no Ubuntu? Para responder a esta questão, e visto que o número de pesquisas que chegaram ao meu blog, sobre este tema, foram significativas decidi criar este pequeno tutorial que irá descrever minimamente os passos a realizar para ter o Notepad++ a correr no Ubuntu.

Para tal é necessário seguir este tutorial para instalar o WINE de modo a realizar a instalação do programa.

Instalação

Antes de mais tem de descarregar o ficheiro executável disponível aqui ou para facilitar pode descarregar o ficheiro mais actual até à data clicando aqui (cerca de 3.3 MB). Depois de guardado o ficheiro desloca-se até à directoria onde o guardou e clicando com o botão direito do rato sobre ele seleccione a opção seleccionada na imagem.

Depois segue-se a caixa que surge na imagem onde pode seleccionar o idioma da instalação.

Basta ler bem o texto que surgir e seguir todas as indicações. Depois terá de aguardar pela conclusão da instalação do programa (tal como mostra a figura) que será rápida.

Assim que terminar a instalação verá que aparece um ícone no Ambiente de Trabalho e, caso tenha seleccionado essa opção, o programa aberto com o ficheiro change.log.

Actualizações

O Notepad++ tem de raiz as actualizações automáticas activas e como tal também funciona em Ubuntu. Pode verificar isso mesmo observando as imagens que se seguem.

Pode seleccionar a actualização que quer fazer (neste caso apenas tinha uma actualização disponível) e clicar no botão Selected Updates.

Quando o download da actualização estiver completo vai surgir uma janela onde pede para reiniciar a aplicação de modo a poder concluir o processo de instalação. Para tal basta clicar no botão Sim.

Ficarei a aguardar por comentários 😉

Referência

Anúncios

8 responses to “Notepad++ no Ubuntu

  1. Quebrando Link 07/10/2011 às 17:44

    MUITO BOM SEU TUTORIAL AMIGO, ME AJUDOU MUITO… VLW

  2. Fernando Valler 30/03/2011 às 3:08

    Valeu pelo tutorial, para mim que estou começando agora com o Linux/Unbutu

    • wolfytuga 30/03/2011 às 10:39

      Olá Fernando Valler,

      Agradeço o seu comentário 🙂
      Se está a começar agora a dar os primeiros passos no Linux/Ubuntu, recomendo que visite um outro site onde também escrevo: Ubuntued.

      Cumprimentos,
      wolfytuga

  3. Mandrake 05/02/2011 às 21:36

    Excelente editor, gosto dele pelos macros e pela busca e inúmeras abas, quebra um galhão pra programar, simples leve e eficiente.

    Só tive 1 problema ao roda-lo com o wine, não consigo clicar e arrastar os arquivos pra jogar dentro dele igual fazia no windows, mas fazer o que…

    Atualmente uso o gedit, mas acho que deveriam fazer um notepad pra funfar no linux sem wine, ai seria 10, garanto que ganharia mto espaço.

    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

    • wolfytuga 05/02/2011 às 23:12

      Olá Mandrake,

      Se quer um programa estilo Notepad que vem instalado por defeito no Windows e que o Wine possui, pode instalar o Leafpad, é muito mais leve e muito eficiente.
      Para instalar basta fazer:

      sudo apt-get install leafpad

      Quanto ao arrastar dos ficheiros para o Notepad++ em Linux, eu tenho a versão mais recente e tem isso a funcionar perfeitamente. Vá neste local e seleccione o mais recente ou então tente actualizar o programa.

      Abraço e agradeço o elogio ao blog.

  4. José Antonio Meira da Rocha 05/02/2011 às 17:25

    No meu Ubuntu 10.10, o NP++ congela com o aviso de que o texto em edição foi modificado por outro programa. Deve-se desligar este aviso. O resto funciona quase tudo OK.

    • wolfytuga 05/02/2011 às 18:22

      Olá José Antonio Meira da Rocha,

      Eu também possuo o Ubuntu 10.10 e tenho a versão mais recente do Notepad++, mas no entanto, sem desabilitar qualquer opção (mantendo a de origem) não obtive esse aviso. Mas em todo o caso agradeço o aviso, para que outros utilizadores que tenham semelhante problema saberem como o resolver.

      Cumprimentos!

Deixar uma resposta...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: