Wolfy Space

When a moon calls…

Programação do microcontrolador MSP430 em Linux – Parte I: IAR+WINE

Se é daqueles utilizadores que teima em não abandonar o seu Sistema Operativo Linux devido a um programa desenhado para correr em Windows, mas precisa de o utilizar por imposição da instituição ou por compatibilidade de código com os restantes colegas de grupo que teimam em utilizar o Sistema Operativo da Microsoft? Então esta rubrica tentará solucionar esse problema através das diversas soluções disponíveis.

Neste primeiro artigo será abordada a solução em que o utilizador do S.O. Linux opta por utilizar o programa IAR System, tendo em conta que os colegas em Windows também usam esse mesmo programa. Para tal, primeiro que tudo, terá de instalar o WINE, por isso recomendo a sua instalação através dos passos indicados neste local.

Assim que tiver instalado o WINE, deverá proceder à aquisição do programa na página oficial da Texas Instruments. Procure pelo botão de Download que será semelhante ao ilustrado na imagem que se segue.

Assim que pressionar esse botão poderá surgir (i.e., partindo do princípio que está a usar o mesmo navegador e as mesmas configurações) uma janela do Firefox a questionar o que fazer com o ficheiro, opte por salvar o arquivo.

O arquivo terá cerca de 119MB tal como pode verificar na seguinte imagem.

Depois do arquivo descarregado, dirija-se ao local onde o guardou e extrai o seu conteúdo. Para isso selecione o arquivo, pressione o botão direito do rato e selecione a opção apresentada na imagem.

Assim que a extração esteja concluída deverá ter um ficheiro denominado FET_R603.exe (os números apresentados a seguir ao R podem diferir dependendo da release que tiver) tal como mostra a imagem.


Instalação do programa IAR

Neste ponto é preciso recorrer ao WINE para que seja possível a instalação de programas desenhados para correr no SO da Microsoft. Para tal basta selecionar (tipicamente como se faz em Windows) com duplo clique ou para ter a certeza que deu a ordem de execução através do WINE (não vá o Gestor de Arquivos meter-se ao barulho e querer abrir o Executável como sendo um simples arquivo) pressione com a tecla direita e selecione no menu flutuante a opção apresentada na imagem.

De seguida aparecerá a janela de instalação do IAR, tal como acontece em Windows. Para instalar basta pressionar o botão Setup e seguir as instruções do instalador. Obs.: Se na janela de conclusão da instalação estiver um visto em arrancar o programa depois de instalado, desmarque essa opção antes de pressionar Concluir, porque simplesmente não irá arrancar dessa forma.

Depois de instalado pode aceder ao programa indo a Aplicações→Wine→Programas→IAR Systems→IAR Embedded Workbench Kickstart for MSP430 5.20→IAR Embedded Workbench.


Emulação da porta COM1

Para que a comunicação entre IAR e MSP430 funcione terá de criar uma porta COM1 mascarando desta forma o nome real da porta atribuído pelo Linux. Neste passo é preciso que insira o programador na placa e o ligue ao seu computador. Abra uma janela de consola e digite o seguinte comando:

dmesg

De seguida veja o resultado que o comando devolve e procure algo parecido com o que se encontra na imagem. No meu caso pode ver que o MSP430 se encontra ligado na porta ttyUSB0. Copie esse nome para ser usado no passo seguinte.

Tendo o nome da porta onde está ligado o MSP430, tem de criar a porta COM no Wine, permitindo a programação através do IAR. Para tal insira o seguinte comando na consola:

ln -s /dev/nome_porta_tty /home/nome_utilizador/.wine/dosdevices/com1

No meu caso o comando ficou desta forma:


Configuração do IAR

Se é a primeira vez que lida com o IAR, não se preocupe, pois serão apresentados todos os passos necessários para a configuração do IAR para que este funcione devidamente e reconheça o MSP430 ligado ao seu computador.

Primeiro passo a ter em conta é a criação de um novo projeto (no caso de ser novo neste programa, será o seu primeiro projeto :)) indo a Project→Create New Project…, faça a seleção apresentada na imagem e pressione no botão OK.

Depois do passo anterior será solicitado um local para alojar e o nome desse novo projeto, indique esse local, se necessário crie uma pasta onde vá alojar os futuros trabalhos que desenvolver com o MSP430.

Recomendação: Crie pastas diferentes para cada projeto, visto que em cada projeto é criado um ficheiro main.c, sendo que o anterior será eliminado. Exemplo de diretorias: ~/msp430-projects/project01/ no primeiro projeto e para o segundo seria: ~/msp430-projects/project02/

De seguida pressione com a tecla direita do rato sobre o nome do projeto e selecione Options… tal como se pode verificar na imagem.

Em General Options selecione o MSP430 que pretende programar, no meu caso pretendo programar o MSP430FG4618 presente na placa de desenvolvimento da Texas Instruments.

Em Debugger selecione a opção FET Debugger.

Em FET Debugger selecione o tipo de ligação, no caso como estava a usar o MSP-FET430UIF, selecionei a opção Texas Instrument USB-IF. Depois, e isto é comum em qualquer ligação, escreve-se a porta: COM1

Para finalizar o processo de configuração, basta pressionar no botão OK. Para testar se tudo ficou funcional basta ter o programador ligado ao computador e pressionar o botão Download and Debug.


Notas finais

Primeiro que tudo é preciso ter em atenção que sendo este programa desenhado para Windows poderá enfrentar alguns problemas em que o programa deixa de responder, principalmente quando o código a compilar e a descarregar é muito grande, mas tal também acontece no próprio Windows, pelo menos no Vista e no 7, sei disto por experiência própria.

Resolução: Fechar o programa, desligar e voltar a ligar o programador, abrir novamente o IAR e descarregar o código novamente, normalmente isto resulta.

Segundo o site do Launchpad a TI alerta para o facto de este processo não funcionar para este novo programador. Ainda não verifiquei tal situação, mas irei averiguar em breve e deixarei aqui o resultado obtido. Já verifiquei, no caso do Launchpad, o IAR não consegue reconhecer o programador, mas não estejam preocupados, o mesmo também acontece a alguns utilizadores de Windows. No próximo tutorial isto já não acontece 🙂

De seguida deixo o vídeo que me inspirou a fazer este artigo.


Referência

Autor do tutorial presente no vídeo.

Anúncios

2 responses to “Programação do microcontrolador MSP430 em Linux – Parte I: IAR+WINE

  1. Pingback: MSP 430 o Inicio « Programai e bebei

  2. wolfytuga 12/04/2011 às 10:47

    O artigo foi atualizado no seguinte tópico:
    – Confirmação que o Launchpad não pode ser programado por esta via, devido ao não reconhecimento do mesmo pelo IAR.

Deixar uma resposta...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: