Wolfy Space

When a moon calls…

Faça uma atualização à sua placa de refrigeração do portátil

Já lhe aconteceu ter uma placa de refrigeração para o seu velho portátil, mas entretanto mudar de computador e verificar que esta é pequena? Bem se fosse grande isso não constituiria problema, mas no caso de ser pequena, isto significa que os apoios do portátil vão ficar fora da placa e consequentemente a parte inferior deste irá ficar encostada à placa de refrigeração. Neste caso, em vez de se estar a refrigerar/ventilar o portátil, apenas se está a aumentar o seu aquecimento, já que se perde alguma circulação de ar, podendo “asfixiar” o próprio sistema de ventilação do computador.

No meu caso passei de um portátil com ecrã de 15″ para um de 15.4″, apesar de a diferença ser pequena, numericamente, verificou-se que a placa de refrigeração não dava conta do recado no novo portátil tal como fizera com o antigo.

Na imagem que se segue pode-se visualizar com mais detalhe que o portátil (imagem anterior) está pousado sobre uma placa de refrigeração.

Material necessário

  • Placa de refrigeração antiga e a atualizar;
  • Placa MDF com as seguintes medidas 370x280x50 mm (a medias 370 e 280 mm podem variar consoante as dimensões do seu computador, no meu caso eram aproximadamente estas, fiz apenas um arredondamento por excesso para permitir alguma folga);
  • 4x batentes de porta de borracha;
  • 4x parafusos com porcas 4×30 mm;
  • 4x número de ventoinhas que a sua placa anterior possui: parafusos com porcas 4×20 mm;
  • 1x abraçadeira.

Ferramentas necessárias

  • Serra tico-tico;
  • Berbequim com broca de madeira de 4 mm;
  • Limas para madeira;
  • Bancada de trabalho ou pinças para segurar a tábua.

Atualizar a placa de refrigeração

Primeiro que tudo marque numericamente as ventoinhas e registe essa mesma marcação na placa, para que depois consiga determinar a posição original de cada ventoinha. Isto é apenas para evitar andar a cruzar fios de um lado para o outro! Retire as ventoinhas com cautela da placa, removendo os parafusos para isso, tendo especial atenção aos fios evite danificá-los, pois o conjunto ventoinhas e fios será necessário à posteriori.

Depois de remover as ventoinhas deverá ficar com algo deste género: (nota: se reparar na imagem visualizam-se os números dados a cada ventoinha)

De seguida vire a placa ao contrário, deposite-a centrando em cima da placa MDF e desenhe os limites radiais que a placa de refrigeração tem onde as ventoinhas estavam alojadas. Permitindo desta forma que a nova placa de refrigeração mantenha os desenhos da placa original. Centre ao máximo a posição da placa anterior sobre a nova, podendo a marcação das ventoinhas estar ligeiramente deslocada da placa original desde que os fios o permita.

Ainda nesta etapa realize as marcações dos locais onde se vão situar os apoios (no meu caso marquei a 30 mm de cada canto da placa), os furos para fixar as ventoinhas à placa e sem esquecer dois furos para fixar o cabo de alimentação. Devendo ficar com algo assim:

Verifique as pontas que possam prejudicar o funcionamento normal das ventoinhas, retire todo ou qualquer pedaço que se esteja a soltar, limando muito bem todas zonas que foram furadas ou cortadas. Aparafuse e experimente as ventoinhas sem colocar a base por baixo portátil. Se tiver um carregador USB para dispositivos MP4, ou qualquer carregador que possua porta USB, use-a para ligar as ventoinhas, caso contrário use a porta USB de um computador.

Caso não tenha detetado qualquer anomalia no funcionamento das ventoinhas, então proceda à adição das patas de apoio que são as 4 batentes de porta referidas acima. Prenda o fio de alimentação através da abraçadeira e corte o excedente desta. Deverá ficar com algo semelhante ao da seguinte imagem.

De seguida pode usar a placa já atualizada para as dimensões para o seu novo portátil. Tal como pode visualizar a nova placa na imagem que se segue está a funcionar e alimentada pelo portátil.

Na imagem seguinte revelam-se mais pormenores de que a placa está a funcionar 🙂

Posso garantir que isto funciona, pelo menos o meu está aqui mais aliviado, pois quando tenho de usar animações Flash já não dispara para os 53 ficando-se apenas pelos 40ºC.

Espero que este artigo venha a ser útil a alguém. No caso de alguém já ter feito algo semelhante, pode deixar em comentário a sua solução/material e/ou alguma foto do resultado final. 😉

Anúncios

Deixar uma resposta...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: